sábado, 16 de março de 2013

Apostila e trabalho Missionária Regina.

CEFORTE- Centro de Formação Teológica- Polo Macaé
Matéria: Evangelismo – On-Line
Profª Regina da Penha Andrade Veloso- Cel. (22) 98957948

Queridos alunos, estarei neste ano trabalhando com vocês sobre Evangelismo, embora seja uma matéria on-line, espero que vocês aprendam bem e que se empenhem em aplicá-la no dia a dia do ministério que cada um se propôs a realizar nesta tão vasta e gloriosa obra. Estarei sempre à disposição para ajudá-los no que for preciso.


                          EVANGELISMO
   A palavra evangelização provém do grego evaggelizo, que significa: “Anuncio boas novas”. Portqanto Evangelizar é levar  o evangelho às pessoas. Evangelho significa “boas noticias”. Evangelizamos quando levamos às pessoas as boas notícias de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, as salvará de seus pecados e lhes dará vida eterna. O que é pois evangelização?

                             Evangelização
Ação......................................Apresentar a Cristo
Poder...................................O Espírito Santo
Propósito..............................Que os homens possam confiar em Cristo como
                                             Salvador
Resultados...........................Servir a Cristo como Senhor na fraternidade de sua
                                             Igreja.
Evangelização é a apresentação de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo, de tal maneira que os homens possam confiar nEle como Salvador e servi-Lo como Senhor na fraternidade de Sua igreja.

II- AUTORIZAÇÃO PARA EVANGELIZAR
  O grande Deus do Universo, o único verdadeiro, que fez o mundo e tudo quanto nele há, ordenou-nos a levar Sua Palavra a todas as pessoas da terra. Jesus Crist, o Filho de Deus, confiou esta tarefa à igreja. Denomimo-la a Grande Comissão. É na Palavra de Deus que temos nossas ordens e autorização. Jesus  transmitiu suas ordens aos seus seguidores em ocasiões, e por isso temos a Grande Comissão em Atos 1:8; Mt 28:18-20 e Mc 16:15,16, cada vez com uma ênfase diferente quanto aos métodos que devemos usar.
   A igreja primitiva foi perseguida quando pregou o evangelho e falou ao povo a respeito de Cristo. Os discípulos foram proibidos de tonar a falar acerca de Jesus, mas eles reconheciam que a Palavra de Deus era de muito maior autoridade que as ordens dos homens.
METODOS BÁSICOS DE EVANGELIZAÇÃO
   A base de todo o trabalho de evangelização da igreja primitiva era o poder do Espírito Santo que vivia neles e por intermédio deles operava. A oração mantinha abertas as vias de comunicação. Deus lhes dava a mensagem para todas as ocasiões e a intrepidez para apresentá-la. Podemos dizer que o método fundamental de evangelização é permitir que Deus opere por nosso intermédio.
    Pregação, ensino e testemunho são os três métodos básicos de evangelização. Na pregação, proclamamos o evangelho, no ensino, explicamos as verdades do evangelho e ajudamos as pessoas a aplicá-las em sua vida, no testemunho, dizemo-lhes o que Cristo fez por nós.
A OBRA DE DEUS NA EVANGELIZAÇÃO
    A evangelização começa com Deus. O plano é dele. Ele nos deu em Sua Palavra os modelos a que devemos seguir, e com Seu Espírito Santo nos dá o poder para realizarmos esta obra.
    O plano de Deus para a evangelização é uma parte de seu grande plano de redenção. Antes de criar o mundo ou de formar o homem para ser objeto de seu amor, Deus viu o problema que o pecado acarretaria. Separaria dEle a raça humana e a impossibilitaria de desfrutar a vida feliz e eterna para qual havia sido criado. O pecado teria ser castigado com a morte. O único modo de salvar o pecador seria uma pessoa inocente tomando seu lugar. Dessed modo, Deus planejou que Ele mesmo sofreria o castifo que nossos pecados mereciam. Deus Filho, a segunda pessoa da Trindade, assumiria a forma humana e morreria em nosso lugar. Ressurgiria e daria vida eterna a todos quantos o aceitassem como Senhor e Salvador. E Espírito Santo viria habitar neles e lhes daria uma nova natureza. Quebraria o poder do pecado e os faria filhos de Deus. Este é o plano divino da redenção.
    Deus então viu a necessidade de mensageiros para levar as boas novas da redenção ao mundo todo. Que melhores mensageiros poderia haver do qeu aqueles que experimentaram sua salvação? Eles seriam suas testemunhas. Sua vida seria a prova da autenticidade da salvação, o Salvador os acompanharia, o Espírito Santo operaria por meio deles. Formariam a Igreja do Senhor Jesus Cristo.O plano de Deus para a evangelização é operar através de toda a Igreja para levar todo o evangelho ao mundo inteiro.

O PODER DO AMOR
    O êxito ou o fracasso de qualquer pessoa depende, em grande parte, de suas atitudes e motivações. Isto se aplica também com relação a evangelização. Nossas atitudes podem atrair as pessoas para Deus ou afastá-las dele. O amor atrai. Foi o amor de Jesus que atraiu as multidões para ele. Também foi a revelação do amor de Deus que nos atraiu. O amor sincero é mais poderoso para ganhar almas para Cristo do que nossa melhor capacidade de pregar, ensinar ou testemunhar. O amor tem uma eloquência que lhe é peculiar.
    Nossa atitudes revelam esse amor tão essencial a uma evangelização eficaz. É o amor a Deus e ao próximo. Quanto mais profundo nosso amor a Deus e ao próximo, maior dinamismo revelaremos em nossos métodos. O amor a Deus é a chave que atrairá as pessoas a Cristo. Esse amor ajudnos, também, a ver-nos da perspectiva correta e a encontrar o lugar que nos cabe no plano de Deus.
O ESPÍRITO SANTO E A PALAVRA
    O Espírito Santo opera por meio da Palavra. Deus elegeu-nos para levar Sua Palavra a outros porque deseja revelar-se a eles através dela. Pensemos em cada cristão como uma lâmpada que se acende para ser usada na evangelização. O Espírito Santo fala ao homem por meio da palavra. Foi Ele quem inspirou os autores humanos para que escrevesse sua mensagem, para eles próprios e para nós, na Bíblia Sagrada. Nossa principal responsabilidade na evangelização é levar a mensagem de Deus aos homens e ajudá-los a ouvir e obedecer à sua voz. O Espírito Santo opera mediante a Palavra pra transformar vidas e converter os pecadores em santos.
Ferramenta da evangelização- para termos uma evangelização dinâmica devemos crer na Palavra de Deus, experimentar seu poder e transmitir sua mensagem. O melhor vendedor é o que está totalmente convencido do valor do produto que vende. A dúvida a respeito da inspiração e aplicabilidade da Bíblia  minam a autoridade espiritual para a pregação
O ESPIRITO SANTO OPERA POR NOSSO INTERMÉDIO
   O Espírito Santo não pera somente por meio da Palavra, mas também por nosso intermédio. Ele nos usa pra proclamarmos o poder Salvador de Jesus ao mundo.
O PODER DA ORAÇÃO
    Ninguém compreende o mistério da oração, mas todos podemos dar graças a Deus por seus efeitos! Por que o Deus Todo-Poderoso deseja que participemos de sua obra? Ele deseja que nós seus filhos, participemos de seus interesses e falemos com Ele o melhor métido de executar a tarefa que nos confiou?
    À medida que oramos e louvamos a Deus, o Espírito Santo nos dá o amor e a compaixão essenciais à evangelização dinâmica e eficaz. Louvemos a Deus Deus pelas almas que queremos ganhar e pelo que Ele vai realizar na vida deles. Merlin Carothers conta-nos de várias mulheres que haviam orado durante anos pela conversão dos esposos. Quando começaram a louvar a Deus por eles, de repente descobriram que seu aumentava. Caíam as barreiras. Logo aquele esposo aceitava a Cristo. Deus opera em nós, opera nos outros e opera nas circunstâncias quando oramos por eles. (Jó 42:10).
    Enquanto oramos, Deus nos ajuda a ver as necessidades dos que nos rodeia; guia-nos àqueles a quem devemos dar testemunho; porporciona-nos a coragem de que necessitamos, e nos dirige quanto ao que devemos falar. O Espírito Santo guia-nos e opera através de nós para a Salvação de  almas, e resposta à oração de outros crentes também.

NOSSA MENSAGEM SOBRE O PECADO Rm 6:23
   Precisamos dizer às pessoas o que é o pecado
1-    Enfermidade da alma
2-    Rejeição a Deus
3-    Errar o alvo
 Precisamos mostrar às pessoas sua necessidade
1-    Sua culpa
2-    O perigo

             Enfermidade da alma-= Deus compara o pecado à lepra. As  chagas infeccionadas dos aotos pecaminosos são apenas sintomas da enfermidade interior da alma. Não basta curar os sintomas de uma enfermidade. o Grande médico nos apresenta um diagnóstico que exige uma cura radical de nossa natureza pecaminosa. Mc 7:20-23. Muitos daqueles a quem o Senhor lhe enviará não compreendem que são pecadores, porque a enfermidade da alma não se manifestou em ações pecaminosas semelhantes às que ele vê em outras pessoas. É importante que saibam o que Deus diz a respeito do pecado. Eles necessitam da salvação tanto quanto o pecador mais perverso que conheça.Deus descreve o pecado como  uma enfermidade que afeta a cabeça (pensamentos errôneos), o coração (emoções erradas) e os pés (ações erradas. O PECADO COMEÇA EM NOSSOS PENSAMENTOS E SE ESTENDE AOS NOSSOS SENTIMENTOS E AÇÕES Is 1:5,6.
Rejeição a Deus- Deus nos fez com uma natureza semelhante à Sua para que possamos ser seus filhos (Gn 1:26,27). Ele nos deu mente, emoções,vontade. Paulo fala do corpo como de um edifício dentro do qual vivemos. Em seu interior se acham os princípios ativos da personalidade: mente, vontade e emoções. O Criador tem o direito de governar sobre sua criação. Considerando que Ele é a fonte de nossa vida, e que satisfaz a todas as nossas necessidades, cabe-lhe por direito o primeiro lugar em nossas vidas. Sendo Ele o centro, podemos desfrutar de todas as coisas maravilhosas que Ele nos preparou. Mas o que acontece, muitos resolvem governar a si mesmos em vez de deixar Deus no governo. Esta rejeição, é rebelião contra ele, é o pecado fundamental do qual procedem todos os demais pecados. O eu pecaminosos arrebata o trono de Deus e levanta barreiras contra ele em cada aspecto de nossa personalidade: 1) a incredulidade com relação a vontade de Deus; 2) a indiferença para com o amor de Deus,e 3) a rebeldia contra sua autoridade. Pecar é rechaçar a Deus. É guardar para nós mesmos o lugar que pertence a Deus em nossa mente, emoções ou vontade.



Queridos alunos, estou enviando para vocês parte da apostila que está sendo elaborada, na semana que vem envio o restante, mas podem começar o trabalho que deverá ser entregue no  06/04.

TRABALHO- O PROPÓSITO DE DEUS NA EVANGELIZAÇÃO
                          - Fale sobre os métodos básicos de evangelização
                          - o poder do amor na obra evangelizadora;
                           - O Espírito Santo e a Palavra;
                            - Como dizer pra alguém que ele é pecador, mostrando o perigo de se manter nessa posição ( Separação, Erro, infortúnio, escravidão, o juízo e a morte)
                          - Como levar a mensagem de Salvação;
                          - Como ajudar as pessoas a aceitarem a Cristo;
                          - como ter uma comunicação eficaz.
Fonte de pesquisa: Livro Plano Mestre de Evangelismo- Robert E. Coleman
                                  Testemunhando sem medo –Bill Bright
      
   
   

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário