Avaliação: 4 pontos
Síntese do material (máximo de 4 folhas) - Folha A4 –Espaço simples – Tamanho 12 – mínimo 20 e máximo 30 linhas por folha.
Pesquisa: 2 pontos
Dois conceitos no entendimento dois pais
Dois conceitos no entendimento de dois educadores com nome completo e identificação e assinatura.
Atividade Final: 4 pontos
Oito perguntas subjetivas e relevantes com no mínimo seis linhas de resposta.
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Dois conceitos no entendimento dois pais
Dois conceitos no entendimento de dois educadores com nome completo e identificação e assinatura.
Atividade Final: 4 pontos
Oito perguntas subjetivas e relevantes com no mínimo seis linhas de resposta.
A DOUTRINA DO HOMEM (Antropologia)
·
Quando
contemplo os teus céus, obras dos teus dedos, e a lua e as estrelas que
estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres e o filho do homem, que o
visites. Salmo 8:3-4.
·
Ninguém
pode negar a importância que tem tido para o homem a pergunta por seu próprio
ser. Esta importância tem crescido em tal magnitude que a pergunta sobre o que
é o homem ocupa o ponto central das preocupações teológicas e filosóficas da
presente geração.
·
A
inquietação vai além da pergunta: o que é o homem? Envolve o que o homem tem
sido.
·
Tão
problemática é a situação do homem moderno que nem sequer pode aceitar o
transcendente. Seu excessivo racionalismo o induz a descartar as possibilidades
da fé e a desconhecer a revelação de Deus.
“Os chineses falam de dois homens bons: o que
está morto e o que não nasceu”.
Oliveira, Sabedoria Concentrada, p.141.
·
Em
realidade existem três possíveis caminhos que podem trazer possíveis respostas
à pergunta: que é o homem? Estes são: a filosofia, a teologia e a Bíblia ou
palavra revelada por Deus. Cada um deles produz um tipo específico de
antropologia.
A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
·
Segundo
Kierkegaard, o maior problema que enfrenta o homem é sua própria alienação, que
surge das destruídas relações do homem consigo mesmo. Sugere que a solução para
esta alienação se encontra na reintegração do próprio eu, a qual deve surgir
como resultado de uma fé religiosa.
·
Mario
Veloso, Homem – Pessoa Vivente
·
Segundo
Sartre, ao homem corresponde uma liberdade absoluta com a qual chega a ser
independente de toda ordem, de toda lei e de todo objetivo. É um ser
completamente entregue a si mesmo e às suas decisões. O que é que o homem
consegue realmente com esta liberdade? O próprio Sartre reconhece que esta
liberdade priva o homem de toda base sobre a qual pretende construir suas ações
e portanto nenhuma ação pode ser boa, mas apenas uma dádiva cruel que o condena
à liberdade como uma maldição. O homem não é uma realidade completa. É somente
sua própria possibilidade, é apenas um projeto de si mesmo.
·
Herbert
Marcuse, considera que a verdadeira face de nosso tempo é delineada com os
conflitos interiores do homem solitário, porém sua história real está na luta
titânica da ação política. Deste modo ele expõe uma relação íntima entre a
temática existencialista e os conteúdos da política. A política não pode atuar
somente na vida externa do homem, deve também incorporar seu eu interior.
·
Para
Karl Marx o homem como indivíduo
modifica-se no curso da história. Desenvolve-se. Transforma-se. É o produto da
história. O homem faz a história e é o produto de seu próprio feito. O homem é
aquilo que ele fez de si mesmo e a história é o registro da auto-realização do
homem. O homem não é um ser passivo. É ativo e produtivo. Compreende e controla
o mundo objetivo com suas próprias faculdades.
SÓCRATES
Sua missão era levar os
cidadãos à conversão moral. Em nome dessa missão desprezava honras, dinheiro e
até a própria vida.
A filosofia socrática foi
marcada pela inabalável certeza de que o homem é capaz de atingir a verdade.
O pressuposto para atingir a
verdade é a humildade e o método, o diálogo.
AGOSTINHO
“Os
vossos anos são como um só dia, e vosso dia não se repete de modo que passa a
chamar-se cotidiano, mas é um perpétuo hoje, porque esse vosso hoje não se
afasta do amanhã, nem sucede o ontem. O vosso hoje é a eternidade.”
Agostinho,
Os pensadores, p. 243.
A CIDADE DE DEUS
Amando-se
uns aos outros no amor a Deus, os cristãos, embora vivam nas cidades temporais,
constituem os habitantes da eterna cidade de Deus. Na aparência, ela se
confunde com as outras, como o povo cristãos com os outros povos, mas o sentido
da história e sua razão e sua razão de ser é a construção da cidade de Deus, em
toda parte e todo tempo.
Barsa, p.144
POTÊNCIA E ATO
A essência
das coisas não está fora delas, mas nelas mesmas.
1.Potência – O que está contido
numa matéria e pode vir a existir.
Exemplo: A semente é uma árvore impotencial
2.Ato – Atualidade de uma
matéria, sua forma num dado instante de tempo. O ato é a forma que atualizou
uma potência contida na matéria.
O CONHECIMENTO
O
conhecimento funda-se no sensitivo. Partindo da sensação até a intelecção.
A FELICIDADE
A perfeita
felicidade não pode se constituir só na contemplação das idéias, mas exige
também uma adequada satisfação dos sentidos.
O HOMEM
O homem não é só alma, como dizia Platão, mas é o
resultado de uma união substancial da alma e corpo, a primeira concebida como
forma e a segunda como matéria.
- Alma – Forma
- Corpo – Matéria
Existe a essência de um Ser eterno, imutável,
imperecível, sempre idêntico a si mesmo, perfeito, imaterial, conhecido apenas
pelo intelecto, que o conhece como separado de nosso mundo, superior a tudo que
existe, e que é o Ser por excelência: o Ser Divino.
As coisas se transformam porque desejam encontrar sua
essência total e perfeita. É pela mudança incessante que buscam imitar o que
não muda nunca.
O Ser Divino é o Primeiro Motor Imóvel do mundo, isto
é, aquilo que, sem agir diretamente sobre as coisas, ficando a distância delas,
as atrai e é desejado por elas.
Tal desejo as faz mudar para um dia, não mais mudar
(Esse desejo, diz Aristóteles, explica porque há o devir e porque o devir é
eterno, pois as coisas naturais nunca poderão alcançar o que desejamos, isto é,
a perfeição imutável).
DESCARTES
“Decartes
faz a hipótese extrema, cética, de que todo o saber possa ser ou um sonho ou um
engano de um todo-poderoso gênio malígno, de um supremo principio
irracional,que, em lugar de um Deus sapiente, presida ao universo e possa,
portanto, nos enganar de todo em nosso conhecimento.”
“Admitido
isso, segue-se logicamente também a desvalorização de todos os conhecimentos
recebidos por tradição; pois estes conhecimentos poderiam ter sido
comprometidos por aquela radical incapacidade humana de conhecer a verdade”
Padovani, História da filosofia,p.290-291
A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA NA PERSPECTIVA DE ELLEN WHITE
O homem foi
originariamente dotado de nobres faculdades e de um espírito bem equilibrado.
Era um ser perfeito, e estava em harmonia com Deus. Seus pensamentos eram
puros, santos os seus intentos. Mas pela desobediência, suas faculdades foram
pervertidas, e o egoísmo tomou o lugar do amor. Sua natureza tornou-se tão enfraquecida
pela transgressão que lhe era impossível, em sua própria força, resistir ao
poder do mal. Fez-se cativo de Satanás, e assim teria permanecido para sempre
se Deus não tivesse intervindo de modo especial.
Caminho a Cristo, p. 17.
Era desígnio
do tentador frustrar o plano divino quanto à criação do homem, e encher a Terra
de miséria e desolação. E todo este mal ele apontava como conseqüência da
criação do homem por Deus.
Caminho a Cristo, p. 17.
"Miserável
homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Rom. 7:24. Tal é
o brado que tem subido de corações oprimidos, em todas as terras e em todos os
tempos. Para todos só existe uma resposta: "Eis o Cordeiro de Deus, que
tira o pecado do mundo." João 1:29.
Caminho a Cristo, p. 19.
A importância
de buscar um completo conhecimento das Escrituras dificilmente pode ser
avaliada. "Divinamente inspirada", capaz de nos fazer sábios
"para a salvação", tornando o homem de Deus "perfeito e
perfeitamente instruído para toda boa obra" (II Tim. 3:15-17), a Bíblia
tem o mais sagrado direito à nossa reverente atenção.
Conselhos a professores, pais e estudantes,
p. 139.
A violação
da lei física e sua conseqüência - o sofrimento humano - têm prevalecido por
tanto tempo, que homens e mulheres consideram o presente estado de doença,
sofrimento, debilidade e morte prematura, como a sorte destinada aos seres
humanos. O homem saiu das mãos do Criador perfeito e belo na forma, e de tal
modo dotado de força vital que levou mais de mil anos para que os corruptos
apetites e paixões, bem como a geral violação da lei física, fossem
sensivelmente notados.
Conselhos sobre educação, p.9.
Todo homem
tem, em grande medida, a oportunidade de fazer de si mesmo aquilo que escolher
ser. As bênçãos desta vida, bem como do estado imortal, estão ao seu alcance.
Ele pode edificar um caráter de sólido valor, ganhando nova força a cada passo.
Pode avançar diariamente em conhecimento e sabedoria, cônscio de novas luzes ao
progredir, acrescentando virtude a virtude, graça a graça. Suas faculdades
melhorarão com o uso; quanto mais sabedoria alcança, maior será sua capacidade
de conquista. Sua inteligência, conhecimento e virtude, desenvolver-se-ão assim
com maior força e mais perfeita simetria.
Conselho sobre regime alimentar, p.15.
O Criador do
homem organizou a maquinaria viva de nosso corpo. Cada função é maravilhosa e
sabiamente arranjada. E Deus Se comprometeu a manter esta maquinaria humana em
saudável funcionamento desde que o instrumento humano obedeça a Suas leis e
coopere com Ele. Cada lei governadora da máquina humana deve ser considerada
tão divina na origem, caráter e importância como a Palavra de Deus. Cada ação
descuidada e desatenta, qualquer abuso imposto ao maravilhoso mecanismo do
Senhor, pelo desrespeito a Suas peculiares leis na habitação humana, é uma
violação da lei de Deus.
Conselho sobre regime alimentar, p.17
Um poder
acima e de fora do homem deve atuar nele, para que sólidas vigas sejam
introduzidas no edifício de seu caráter. A presença de Deus deve permanecer no
santuário interior da alma. "Que ligação há entre o santuário de Deus e os
ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como Ele próprio disse:
Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o Meu
povo." II Cor. 6:16. "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o
Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o
destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." I Cor.
3:16 e 17. ...
E Recebereis Poder – Meditação matinal, p.
44.
O Céu encheu-se
de tristeza quando se compreendeu que o homem estava perdido, que o mundo que
Deus criara deveria encher-se de mortais condenados à miséria, enfermidade e
morte, e não haveria um meio de livramento para o transgressor. A família
inteira de Adão deveria morrer. Vi o adorável Jesus e contemplei uma expressão
de simpatia e tristeza em Seu rosto. Logo eu O vi aproximar-Se da luz
extraordinariamente brilhante que cercava o Pai. Disse meu anjo assistente: Ele
está em conversa íntima com o Pai. A ansiedade dos anjos parecia ser intensa,
enquanto Jesus Se comunicava com Seu Pai. Três vezes foi encerrado pela luz
gloriosa que havia em redor do Pai; na terceira vez, Ele veio de Seu Pai, e
podia ser visto. Seu semblante estava calmo, livre de toda perplexidade e inquietação,
e resplandecia de benevolência e amabilidade, tais como não podem exprimir as
palavras.
História da Redenção, p.42
Fez então
saber ao exército angelical que um meio de livramento fora estabelecido para o
homem perdido. Dissera-lhes que estivera a pleitear com Seu Pai, oferecera-Se
para dar Sua vida como resgate e tomar sobre Si a sentença de morte, a fim de
que por meio dEle o homem pudesse encontrar perdão...
História da Redenção, p.42.
O Universo
está contemplando a controvérsia que se desenrola na Terra. A um custo
infinito, tem Deus provido para cada homem a oportunidade de conhecer aquilo
que o tornará sábio para a salvação. Quão ansiosamente olham os anjos para ver
quem se aproveitará dessa oportunidade!
Maranata – Meditação matinal, p.21.
Todo homem
tem hábitos corruptos e pecaminosos que precisam ser vencidos por combate
vigoroso. Requer-se de toda alma que combata o combate da fé. Se alguém é
seguidor de Cristo, não pode ser astuto no negócio, não pode ser duro de
coração, falto de compaixão. Não pode ser vulgar na linguagem. Não pode ser
cheio de arrogância e presunção. Não pode ser despótico, nem usar palavras
ásperas, e censurar e condenar.
Mensagens escolhidas,V.II, p.20.
Mediante a
obediência as leis de Deus, pode o homem ser um conquistador de si mesmo,
conquistador de suas próprias inclinações, conquistador de principados e
potestades, dos "príncipes das trevas deste século", e das
"hostes espirituais". Efés. 6:12.
Mente, caráter e personalidade, V.II, p.407.
O homem ou a
mulher que preservam o equilíbrio da mente, ao serem tentados a condescender
com a paixão, está diante de Deus e dos anjos celestiais numa posição mais
elevada que o mais renomado general que já conduziu um exército à batalha e à
vitória.
Orientação da Criança, p.95.
O despojar o
homem da liberdade de escolha seria privá-lo de sua prerrogativa de um ser
inteligente, e fazer dele um mero autômato. Não é propósito de Deus coagir a
vontade. O homem foi criado como ser moral livre. Como os habitantes de todos
os outros mundos, devia ser sujeito à prova da obediência; mas nunca é levado a
uma posição tal em que render-se ao mal, se torne coisa forçosa. Nenhuma
tentação ou prova se permite vir àquele que é incapaz de resistir.
Mente, caráter e personalidade, V.II, p.421.
Será que o
homem, criado à semelhança de Deus, dotado de raciocínio e linguagem, seja o
único indigno de Suas dádivas e desobediente à Sua vontade? Causarão unicamente
os seres racionais confusão em nosso mundo?
Parábolas de Jesus, p.82
Unicamente
ao homem, a coroa de Sua criação, Deus deu uma consciência para reconhecer as
sagradas reivindicações da lei divina, e deu-lhe um coração capaz de amá-la
como lei santa, justa e boa. É requerida do homem pronta e perfeita obediência.
Todavia, Deus não o obriga a obedecer; deixa-o como livre agente moral.
Reavivamento e seus resultados, p.30.
Com quase
impaciente ansiedade esperam os anjos nossa cooperação; pois o homem deve ser o
instrumento para comunicar com o homem. E, quando nos entregamos a Cristo numa
consagração de toda a alma, os anjos se alegram de poderem falar por meio de
nossa voz, para revelar o amor de Deus.
Serviço Cristão, p.9.
Devemos ser
obreiros diligentes; o homem ocioso é uma criatura infeliz. Mas que desculpa
pode ser apresentada para a ociosidade na grande obra para cuja realização
Cristo deu a vida? As faculdades espirituais deixam de existir se não são
exercitadas, e é propósito de Satanás que elas pereçam.
Serviço Cristão, p.84.
A DOUTRINA DO HOMEM
ANTROPOLOGIA PSICOLÓGICA
Freud refutou
a crença em Deus dizendo que ela é somente uma projeção dos temores e dos
desejos inconscientes do homem. Assinalou a existência de uma religião
neurótica. Indicou que a liberdade humana não existe, pois os atos dos homens
são o resultado de impulsos cegos ou mecanismos produzidos nele por
experiências da infância. Refutou a idéia de que o homem é um ser racional,
pois segundo ele, muitas vezes, a poderosa razão é simplesmente uma escrava dos
instintos irracionais.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Por outro
lado, entretanto, Freud deu uma boa contribuição à antropologia teológica, pois
assinalou claramente que o homem deve ser considerado como um ser indivisível e
rejeitou o dualismo da mente e o corpo.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
“Conheço as
vossas lágrimas; também eu chorei. Aqueles pesares demasiado profundos para
serem desafogados em algum ouvido humano, Eu os conheço. Não penseis que estais
perdidos e abandonados. Ainda que a vossa dor não encontre eco em nenhum
coração na Terra, olhai para mim e vivei.”
(White,
O Desejado de Todas as Nações, p. 466).
Karl Rahner,
afirma que o homem, por ser “a possível alteridade de Deus", nunca pode
estar ausente de qualquer teologia porque "nada se pode dizer de Deus sem que,
ao mesmo tempo, exista uma referência ao homem.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Pelágio cria
que a contínua insistência no fato de que o homem está depravado e debilitado é
a causa pela qual cada ser humano peca, pois pensando que ele não pode fazer
outra coisa senão pecar, está psicologicamente preparado para cometer o pecado.
O único
elemento resgatável na doutrina de Pelágio é a ação que estimula a força do
exemplo.
Desde cedo
deve ser considerado como uma força que se exerce sobre um homem que já possui
uma natureza depravada. Este era o caso dos homens que seguiram o exemplo de
Caim. A influência exercida sobre seus descendentes por sua vida e ensino,
determinou o estado de corrupção que exigiu a destruição do mundo inteiro pelo
dilúvio.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Charles
Swindoll afirma sobre a igreja: “Somos o único exército que conheço que fuzila
seus feridos”.
Oliveira, Sabedoria Concentrada, p. 152.
Dietrich
Bonhoeffer sintetiza suas idéias humanistas em duas frases: "Ser um
homem" é “ser homem para os outros” Nós poderíamos dizer: Ser um homem é
ser um cristão, entretanto, Bonhoeffer inverte a frase e diz: “Ser um cristão
não significa ser religioso de um modo particular, mas ser um homem”: E
continua: "um homem, simplesmente”. A frase: "O homem para os
outros" reflete nossa relação com Deus por meio de Cristo, que é "uma
nova vida para os outros através da participação do ser de Deus.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
“Assim, não
pense que estou infeliz. Afinal, o que felicidade e infelicidade significam?
Elas dependem muito pouco das circunstâncias e muito mais do que se passa
dentro de nós”.
Bonhoeffer escrevendo para sua
noiva Maria, pouco tempo antes de Hitler o condenar à morte.
O homem é um
ser religioso. A religião é a ascensão do homem para Deus, a sua progressiva
aproximação de Deus. Essa aproximação não é uma exigência imposta de fora, na
forma de alguma lei ou decreto baixado pela vontade e pelo poder de Deus (como
quando um escravo obedece ao seu senhor); é, antes, uma exigência inscrita no
ser profundo do homem, feito à imagem e semelhança de Deus.
Mondin, Quem é Deus, p.398.
A atividade
religiosa do homem tem fundamento objetivo e, por isso, é plenamente
justificada, também diante do tribunal da razão. Por isso, é justo e necessário
que o homem seja religioso. Quem não é religioso não enriquece a própria
humanidade; não se torna super-homem; antes, vira menos-homem: regride para as
condições da animalidade.
Mondin, Quem é Deus, p.398.
Abraham Heschel declara que
"a Bíblia é primeiramente não a visão que o homem tem de Deus, mas a visão
que Deus tem do homem”. A Bíblia não é a teologia do homem, mas a antropologia
de Deus, que trata do homem e daquilo que Ele pede do homem, e não da natureza
de Deus. A inspiração de Israel não era conhecer o Absoluto, mas saber o que
Ele quer do homem. Comungar com Sua vontade e não com Sua essência.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Como
acertadamente disse Hans Walter Wolff, "cada nova geração deveria fazer-se
as perguntas pelo ser do homem". Perguntas tais como as seguintes:
"Que é o homem?" (Salmos 8:4; 56 7:17). "Quem sou eu?"
(Êxodo 3:11; TI Sam. 7:18). "Homem, quem és tu?" (Gen. 3:9). Existem
respostas a estas perguntas, no entanto, não devem ser procuradas fora da fé em
Deus.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
O relato
sobre a criação encontra-se na Bíblia. Está dividido em duas partes: um
relatório geral da criação (Gen. 1:1 - 2:3) e depois um relatório específico da
criação do ser humano (Gen. 2:4 -25).
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Tomas de
Aquino, baseando-se em Col. 3:10 conclui que “a imagem de Deus pertence somente
à mente”. Ainda que em todas as criaturas exista algum tipo de semelhança com
Deus, somente na criatura racional encontramos uma semelhança de imagem.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
A palavra
que aparece na deliberação de Deus e Sua resolução a criação do homem (Gn
1:26), são tselem que significa “imagem, estátua, esculpido” e aparece na
Bíblia com o significação de forma ou aparência (Sal. 73:20), expressando algo
que é como uma sombra ou imagem (Sal. 39:6), indicando a idéia de uma imagem
material (II Reis 11:18; I Sam. 6:5, 11; Eze. 7:20; 16:17; 23:14).
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Não é
estranho que na vida do homem atual se reflita uma desorientação completa, uma
frustração constante no trabalho, uma permanente ausência de sentido e um uso
irresponsável dos meios naturais. Tudo isto representa uma destruição de seu
próprio ser por se haver apartado do conceito bíblico acerca de sua criação.
"Deus criou o homem à Sua própria imagem.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Esta ética
esta diretamente relacionada com o fato de que a palavra de Cristo deve morar
na vida daquele que é transformado à Sua imagem (Col. 3:16), pois Cristo tem a
mesma imagem da substância de Deus.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Cristo
também é o poder normativo do homem, especialmente dos eleitos, pois eles devem
“ser conforme à imagem de Seu Filho”(Rom. 8:29) e sua transformação, que deve
ser realizada de glória em glória pelo Espírito do Senhor, tem por norma
"a mesma imagem" (II Cor. 3:18). O modelo para o progresso do novo
homem é também Cristo como imagem de Deus.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Acerca de
Jesus disse Emerson: “Seu coração era grande como o mundo, mas não existia nele
espaço para guardar a lembrança de um erro”.
Pr. Oliveira, Sabedoria Concentrada, p. 164.
A
perspectiva bíblica estabelece a plena responsabilidade do homem ao definir o
pecado como produto de sua decisão voluntária e deliberada, ela diz que o homem
peca pelo fato de haver adquirido uma natureza radicalmente corrupta. Portanto
o homem é um ser caído que pertence a uma raça rebelde, cuja única esperança
reside na salvação. oferecida por Cristo. A plena responsabilidade que a Bíblia
atribui ao homem está baseada no conhecimento que este tem de sua situação
pecaminosa.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
O maior
conflito do homem é descrito em Gn 3:14,15. “Então o Senhor Deus disse à
serpente: visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos,
e o és entre todos os animais selváticos: rastejaras sobre o teu ventre, e
comerás pó, todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher,
entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe
ferirás o calcanhar.” Nestes textos, Edmond Jacob vê não somente o conflito
entre o homem e a serpente, como também "um início da salvação final do
homem" e, em conseqüência, descobre um messianismo universal de significação
muito maior que aquele messianismo próprio do povo de Israel.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
O homem
errante está privado da morada que Deus criou para ele no principio, e vive na
morada que ele construiu com suas próprias mãos. Protege-se assim sob suas
próprias obras e com tudo isto procura dar sentido à sua vida. Sentindo que
nunca consegue, portanto seu viver diário esta sempre ameaçado pela morte.
Mario Veloso, Homem – Pessoa Vivente
Segundo a
Sagrada Escritura, a essência do homem não está na racionalidade, na liberdade,
na linguagem, na inventividade, na cultura, na religião , etc., mas na sua
capacidade de espelhar e de reproduzir a realidade de Deus, isto é, de ser “um
ícone” divino.
Mondin, Quem é Deus, p.399.
O “ícone”
instituído por Deus no momento da criação, foi deturpado pelo pecado original e
plenamente restaurado por Cristo, Verbo encarnado, “ícone” consubstancial com o
Pai.
Mondin, Quem é Deus, p.399.
Apesar de sua matriz essencialmente bíblica, a
doutrina da iconicidade apresenta títulos de credibilidade também no campo
filosófico. O simples fato de ela ter sido ensinada pelo grande Platão já é uma
prova: “Uma só coisa convém ao homem: procurar fugir deste lugar para um outro,
o mais rápido possível. E a fuga é uma imitação de Deus, na medida do possível.
E imitação é tornar-se justo e santo, baseados numa visão espiritual e
intelectual”.
Mondin, Quem é Deus, p.409.
“...Se
afinal decidirmos rejeitar a cruz, nosso valor na eternidade será medido pela
dor que nossa ausência causará ao coração de Deus.”
Lição
da Escola Sabatina condensada, p. 37.
“Eis que sois menos do que
nada, e menos do que nada é o que fazeis...”
Isaías 41:24
“Tudo posso naquele que me
fortalece”
Filipenses 4:13
Filipenses 4:13
Este trabalho foi elaborado
pelo Pr. Luiz Carlos Lisboa Gondim.
Atualizado e adaptado pelo Pr. Angelo Mário A de A Júnior
Atualizado e adaptado pelo Pr. Angelo Mário A de A Júnior